...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

terça-feira, outubro 24, 2006

Há homens assim…

Foi na última quarta-feira. Perto da meia-noite a casa do Augusto Morais estava em chamas. Acudiram os vizinhos como soe fazer-se nas aldeias da Beira. A ansiedade crescia ao ritmo das chamas e do fumo e os donos não davam sinais de vida.

Lá fora, na rua, a Miuzela do Côa reunia-se com gente ansiosa e impotente, chamando pelo Augusto e pela Beatriz. O silêncio devolvia-lhes a aflição e aumentava o medo.

Manuel Jerónimo Prata e José António Prata, dois irmãos, arrombaram portas e foram salvar as vidas que julgavam em perigo. Não os demoveu o fumo nem o fogo, não pensaram na vida que arriscaram e nos perigos que os esperavam. A solidariedade é alheia a cálculos e tibiezas.

Na busca dos conterrâneos em perigo apenas os moveu o desejo de resgatá-los, a ânsia de salvar vidas em perigo. O Augusto e a Beatriz ainda não tinham chegado. Na casa vazia de gente os irmãos Prata procuravam libertar vítimas quando a explosão de uma botija de gás os encurralou e queimou.

Hoje estão na Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Livres de perigo, com o dever cumprido, sofrem as dores das queimaduras que lhes marcaram o corpo. Os rostos mostram as marcas de um doloroso churrasco e a tranquila serenidade de quem cumpriu um dever sem aguardar a paga.

É de homens assim que se faz a grandeza moral de um povo, homens que, por entre labaredas, dão um exemplo de coragem e solidariedade que honra a Miuzela de que são filhos e as terras da Beira que guardam gente de coragem e abnegação.

Fui hoje vê-los com o General Augusto Monteiro Valente que me deu a notícia. Falando por um intercomunicador e vendo-os através dos vidros tive orgulho nos conterrâneos.

Em breve estarão de volta. Deixo-lhes aqui a minha homenagem.

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Para os dois irmãos quero deixar o meu sincero voto de rápidas melhoras.
Que a reabilitação dos dois "miuzelenses de gema" seja rápida, tranquila e sem sequelas.
Animo Zé António...
Força para Manuel, grande amigo "59".


António Roque Reis Anselmo

8:50 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Este excelente artigo bem merece ser publicado no próximo "Miuzela Arriba", para que conste e para exemplo.
Com os votos de rápida e completa recuperação para estes dois Amigos que muito estimava e que agora mais admiro. E com a solidariedade Amiga para com o Sr. Augusto Morais e esposa.

11:48 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Quero expressar a minha sentida homenagem aos irmãos Manuel e ...., que lutaram com bravura e determinação, não olhando ao risco da sua própria vida, no sentido de socorrer os donos da casa de Augusto Morais e Beatriz, que foi envolvida pelas chamas em 18.10.2006. Para eles desejo as rápidas melhoras e que o restabelecimento se faça sem deixar sequelas.

9:21 da manhã

 
Anonymous Anónimo disse...

Mostrei este texto a amigos meus completamente alheios da situação, apenas sabem vagamente onde fica a Miuzela...e a resposta foi " Dá para arrepiar"...foi a sensaçao com que eu tambem fiquei...pele de galinha!

"Dando apenas ouvidos à sua coragem que nada lhe dizia, ele absteve-se de intervir"
- Jules Renard

esta frase é para contrapor o q estes HOMENS fizeram pois a CORAGEM disse-lhes muito e interviram sem receios!
Para os dois as sinceras melhoras...à distância pouco mais posso dizer!

Até breve...

11:54 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

Para os dois irmãos que esqueceram o risco da própria vida, em favor dos outros, um grande abraço e que as melhoras sejam rápidas.
Armindo Pereira

4:04 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

As liçoes de vida vão sendo dadas a cada dia.não fechemos os olhos aquilo que nos foi transmitido por estes conterraneos.um grande abraço.

5:42 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

bravo pour les frers courages qui ont risque leur propres vies pour les autres bravo manuel et bravo antonio.prompt retablissement.

3:19 da tarde

 
Blogger neto disse...

grandes e fortes tios tenho orgulho de ter tios assim beijos para todos

1:23 da manhã

 
Blogger Laura Fonseca disse...

Votos sinceros de rápidas melhoras.É bom saber que ainda existe solidariedade a este nível.

10:50 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial