Há homens assim…
Foi na última quarta-feira. Perto da meia-noite a casa do Augusto Morais estava em chamas. Acudiram os vizinhos como soe fazer-se nas aldeias da Beira. A ansiedade crescia ao ritmo das chamas e do fumo e os donos não davam sinais de vida.
Lá fora, na rua, a Miuzela do Côa reunia-se com gente ansiosa e impotente, chamando pelo Augusto e pela Beatriz. O silêncio devolvia-lhes a aflição e aumentava o medo.
Manuel Jerónimo Prata e José António Prata, dois irmãos, arrombaram portas e foram salvar as vidas que julgavam em perigo. Não os demoveu o fumo nem o fogo, não pensaram na vida que arriscaram e nos perigos que os esperavam. A solidariedade é alheia a cálculos e tibiezas.
Na busca dos conterrâneos em perigo apenas os moveu o desejo de resgatá-los, a ânsia de salvar vidas em perigo. O Augusto e a Beatriz ainda não tinham chegado. Na casa vazia de gente os irmãos Prata procuravam libertar vítimas quando a explosão de uma botija de gás os encurralou e queimou.
Hoje estão na Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Livres de perigo, com o dever cumprido, sofrem as dores das queimaduras que lhes marcaram o corpo. Os rostos mostram as marcas de um doloroso churrasco e a tranquila serenidade de quem cumpriu um dever sem aguardar a paga.
É de homens assim que se faz a grandeza moral de um povo, homens que, por entre labaredas, dão um exemplo de coragem e solidariedade que honra a Miuzela de que são filhos e as terras da Beira que guardam gente de coragem e abnegação.
Fui hoje vê-los com o General Augusto Monteiro Valente que me deu a notícia. Falando por um intercomunicador e vendo-os através dos vidros tive orgulho nos conterrâneos.
Em breve estarão de volta. Deixo-lhes aqui a minha homenagem.
9 Comentários:
Para os dois irmãos quero deixar o meu sincero voto de rápidas melhoras.
Que a reabilitação dos dois "miuzelenses de gema" seja rápida, tranquila e sem sequelas.
Animo Zé António...
Força para Manuel, grande amigo "59".
António Roque Reis Anselmo
8:50 da tarde
Este excelente artigo bem merece ser publicado no próximo "Miuzela Arriba", para que conste e para exemplo.
Com os votos de rápida e completa recuperação para estes dois Amigos que muito estimava e que agora mais admiro. E com a solidariedade Amiga para com o Sr. Augusto Morais e esposa.
11:48 da tarde
Quero expressar a minha sentida homenagem aos irmãos Manuel e ...., que lutaram com bravura e determinação, não olhando ao risco da sua própria vida, no sentido de socorrer os donos da casa de Augusto Morais e Beatriz, que foi envolvida pelas chamas em 18.10.2006. Para eles desejo as rápidas melhoras e que o restabelecimento se faça sem deixar sequelas.
9:21 da manhã
Mostrei este texto a amigos meus completamente alheios da situação, apenas sabem vagamente onde fica a Miuzela...e a resposta foi " Dá para arrepiar"...foi a sensaçao com que eu tambem fiquei...pele de galinha!
"Dando apenas ouvidos à sua coragem que nada lhe dizia, ele absteve-se de intervir"
- Jules Renard
esta frase é para contrapor o q estes HOMENS fizeram pois a CORAGEM disse-lhes muito e interviram sem receios!
Para os dois as sinceras melhoras...à distância pouco mais posso dizer!
Até breve...
11:54 da tarde
Para os dois irmãos que esqueceram o risco da própria vida, em favor dos outros, um grande abraço e que as melhoras sejam rápidas.
Armindo Pereira
4:04 da tarde
As liçoes de vida vão sendo dadas a cada dia.não fechemos os olhos aquilo que nos foi transmitido por estes conterraneos.um grande abraço.
5:42 da tarde
bravo pour les frers courages qui ont risque leur propres vies pour les autres bravo manuel et bravo antonio.prompt retablissement.
3:19 da tarde
grandes e fortes tios tenho orgulho de ter tios assim beijos para todos
1:23 da manhã
Votos sinceros de rápidas melhoras.É bom saber que ainda existe solidariedade a este nível.
10:50 da tarde
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial