...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

sexta-feira, março 24, 2006

A Casa de Cultura Prof. Dr. José Pinto Peixoto em 2006

Assinalando o 10 º aniversário do falecimento do ilustre Miuzelense e insigne cientista de renome mundial Professor Doutor José Pinto Peixoto, o Plano de Actividades da Casa de Cultura terá como seu ponto mais significativo a realização, no dia 6 de Dezembro, de um colóquio em sua homenagem promovido sob o alto patrocínio da Universidade da Beira Interior (UBI), sobre o tema geral “Pinto Peixoto e a Ciência”.
Por outro lado, dando continuidade ao programa “Sessões de Verão” na Miuzela, está prevista a realização de uma nova sessão no dia 6 de Agosto, evocando os dez anos da publicação da obra “Miuzela – A Terra e as Gentes”, da autoria do Professor Doutor José Pinto Peixoto. Durante a sessão serão entregues os prémios “Professor Doutor José Pinto Peixoto - Ensino Básico 2006”, aos concorrentes melhor classificados.
Numa alteração da modalidade anterior do prémio “Escola da Miuzela”, no corrente ano foi alargado o âmbito do concurso, podendo candidatar-se ao novo “Prémio Professor Doutor José Pinto Peixoto - Ensino Básico 1 º Ciclo”, todos os alunos naturais ou descendentes da Miuzela que frequentem o 4 º ano, em qualquer escola nacional ou no estrangeiro, no ano lectivo 2005/2006. Lembra-se que o prazo de candidatura termina a 31 de Maio. O regulamento poderá ser consultado pelos interessados no jornal “Miuzela Arriba”, n º 36, de Outubro a Dezembro de 2005 e no “site” www.associacaoprofessorjpintopeixoto.org
Pelo quinto ano consecutivo, continuará a ser atribuído o “Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto - Ensino Secundário” ao aluno que, a nível nacional, concluir com melhor classificação o Ensino Secundário no ano lectivo 2005 – 2006 e que a ele concorra nos termos do respectivo regulamento, já remetido à Direcção-Geral do Ensino Secundário e às Direcções Regionais de Educação para divulgação a todos os Estabelecimentos de Ensino Secundário do Continente.
Concretizando um projecto da “Comissão para as Comemorações Nacionais em Homenagem ao Professor Doutor José Pinto Peixoto”, a Associação irá patrocinar a publicação de uma obra reunindo as comunicações apresentadas aquando da referida consagração nacional.
Para lembrar na Miuzela o 10 º aniversário do falecimento do Professor Doutor José Pinto Peixoto será realizada, no dia 8 de Dezembro, uma sessão cultural evocativa. Durante a cerimónia será feita a entrega do “Prémio Nacional – Ensino Secundário” ao concorrente vencedor.
Paralelamente, serão propostas outras iniciativas institucionais complementares às anunciadas, para homenagear de uma forma mais alargada possível, a nível municipal, distrital e nacional, a figura do Professor Doutor José Pinto Peixoto, no ano do décimo aniversário do seu falecimento.
Após anos de inúmeras diligências burocráticas, está finalmente prevista a realização, no próximo dia 21 de Abril, da escritura de doação à Associação, por D ª Judite Correia Pinto Peixoto, do prédio sito à Rua da Botica, para, conjuntamente com o prédio anexo já adquirido, se instalar a sede definitiva da Associação e a Casa de Cultura. Infelizmente, a desactualização dos registos respectivos e a complexidade do processo atrasaram por muito mais tempo que o esperado a formalização da doação. É certo que teria sido mais rápido e fácil, e porventura menos onerosa a construção de um imóvel novo de raiz. Mas os objectivos da Associação passam, também, pela valorização do património arquitectónico tradicional, porque é nele que reside o interesse das nossas aldeias rurais e é dele que poderão advir mais valias para o seu desenvolvimento.
Logo que realizada a escritura, haverá, ainda, que proceder à anexação das duas fracções adquiridas, através de uma operação de loteamento, bem como ao destaque formal de uma fracção, já na prática individualizada ao tempo da aquisição do prédio, diligências que demorarão mais algum tempo, mas que não poderão deixar de ser previamente efectuadas para, finalmente, se poder tratar da licença de obras.
É objectivo da Associação atingir, no final de 2006, o número total de 150 sócios. Se ainda o não é esperamos a sua inscrição, honrando com o seu contributo a memória do ilustre filho da Miuzela que foi o Professor Doutor José Pinto Peixoto e colaborando na realização dos fins da Associação. Prosseguem, entretanto, diligências, no sentido da obtenção de mais apoios financeiros para custear as obras a realizar e as actividades a desenvolver, sendo merecedor de destaque especial o apoio que todos os anos a Associação tem recebido da Câmara Municipal de Almeida.
Em todas as acções culturais promovidas, a Associação tem contado com a disponibilidade do Rancho Folclórico e do Grupo de Teatro, Danças e Cantares, ambos da Miuzela, que com o entusiasmo e qualidade artística dos seus elementos, têm contribuído para um maior brilho e dignidade das sessões realizadas. E vai continuar a contar.
Como temos vindo a afirmar repetidas vezes, exaltando a memória do distinto e saudoso Miuzelense Professor Doutor José Pinto Peixoto, a Associação pretende simultaneamente contribuir para um maior conhecimento e desenvolvimento da Miuzela e para a valorização social, cultural e cívica das suas Gentes, muito especialmente das suas gerações mais jovens.
O Presidente
Augusto José Monteiro Valente

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial