...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

quarta-feira, março 22, 2006

Prémio Prof. Dr. José Pinto Peixoto - Ensino Básico 1 º Ciclo

A Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto decidiu instituir a atribuição anual de um prémio, denominado “Prémio Professor Doutor José Pinto Peixoto – Ensino Básico 1 º Ciclo”. Podem concorrer ao prémio todos os alunos naturais ou descendentes da Miuzela, que frequentem o 4 º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, alargando-se, deste modo, o âmbito de atribuição do anterior prémio - que era apenas destinado aos alunos que frequentavam a Escola da Miuzela – o seu valor e o número de premiados.
Trata-se de uma iniciativa que visa, em primeiro lugar, honrar e perpetuar a memória do ilustre filho da Miuzela, patrono do prémio, que foi um dos mais insignes cientistas portugueses e de reputação mundial no século XX, especialmente nas áreas relacionadas com a energética da atmosfera, um ilustre pedagogo e grande humanista.
Honrando o Homem, o Cientista e o Professor, a Associação pretende, simultaneamente, entre outros objectivos, divulgar a figura, a vida e a obra do seu patrono e exercer dessa forma uma função pedagógica dirigida, especialmente, às gerações jovens, cultivando e aprofundando nelas o seu exemplo, como referência estimulante para a sua formação académica e cívica.
Comemorando-se no corrente ano o décimo aniversário do lançamento da sua obra “ Miuzela – A Terra e as Gentes”, o apuramento dos vencedores do prémio terá como elemento determinante uma composição escrita sobre o tema “A Miuzela e o Professor Doutor José Pinto Peixoto”.
A Associação ficaria muito sensibilizada com uma ampla adesão a este prémio, solicitando a todos os pais o maior interesse e empenho no estímulo e apoio aos seus filhos. No fundo trata-se de contribuir para manter viva entre os mais jovens a memória da Terra e das Gentes da Miuzela.
O regulamento do prémio pode ser consultado no n º 36 do “Miuzela Arriba”, de Outubro – Dezembro de 2005, e no “site” da Associação: www.associacaoprofessorjpintopeixoto.org
Monteiro Valente

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial