...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

sábado, março 13, 2010

AS NOSSAS BURRAS







" Anda burra ... ó alma do diabo ... arre burra ... carvalho ! ... "



E era assim que começavam as nossa lides campesinas diariamente no período das férias.
"Bôs dias ... - Atão pronde é quiindes hoje ?" pergunta alguém que nos via sair ...
Por causa das "tcheiradas" vamos à "ENTCHARA".
Se a burra fosse bem tratada e reconhecesse quem a tratava , antes de sair já abanava o rabo acreditando que não levaria nenhuma carga de porrada se se portasse bem.
A burra como um animal dócil que é , era o meio de transporte mais barato e mais usado para fazer fosse o que fosse (desde o transporte das pessoas , nas albardas umas prá frente ,outras pra tráz ,as mulheres antes do uso das calças , iam de lado e que provocava nos homens um parafraseamento (... olha que pernas bonitas ...) até à carga dos "gatchos" e quantas vezes caíam tamanho era o peso que carregavam .
""Enapá" olha que um dia trazia 8 burras carregadinhas sózinho da ENCHARA e uma que era mais fraquita caíu com a carga ... "dabainão" mais uma ... e mais outra e e .... " e a pessoa que me conta isto era e ainda é uma daquelas que até aos dias de hoje adora o campo e se a gente parar pra pensar dá vontade de chorar se comparar-mos com os dias de hoje .
Quem tivesse um pouco mais de posses, tinha mulas, outras... éguas, outras... cavalos,... outras... vacas e assim se assobiava e se cantarolava num meio onde não havia estresse, horários a cumprir ... era como um paraíso ... etc... etc... de autêntica felicidade.
Quando nasce o sol levanto-me, quando estiver com fome ... como ... ... à hora do pôr do sol vou pra casa ... ... se estiver com sono ... durmo.




-----------------------------------"ATAPOIS" -----------------------------------



AQUELE ABRAÇO E ATÉ À PRÓXIMA


HORÁCIO EUGÉNIO DO CARMO GONÇALVES
tihoracio@uol.com.br


1 Comentários:

Anonymous Pepina disse...

Nasci na Miuzela mas não sou de lá, a vontade dos meus pais foi outra e em 1974 deixamos essa bela terra onde eu aprendi muito do que sou hoje. Tenho pena que tão pouca gente participe; hoje este é um excelente meio de dialogo. Parabens pela sua iniciativa

4:57 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial