...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

sábado, maio 08, 2010

A MIUZELA SOFRE COM UMA PERDA IRREPARÁVEL












DR RAMIRO LADEIRO MONTEIRO





UM BREVE RETROSPECTO SOBRE UMA DAS MAIORES DENSIDADES POPULACIONAIS QUE A MIUZELA JÁ VIVEU NA SUA HISTÓRIA, REMETE-NOS AOS ANOS IDOS DA DÉCADA DE 1955 A 1965.
COMO FAÇO PARTE DESSA GERAÇÃO(MAIS PRECISAMENTE 1960) E INGRESSEI NO SEMINÁRIO MENOR DA GUARDA-FUNDÃO NA DÉCADA DE 1970, QUAL NÃO FOI O MEU ESPANTO AO CONSULTAR SE ALGUÉM DA MIUZELA JÁ TERIA FREQUENTADO O DITO SEMINÁRIO ,QUE SURGE-ME O NOME DE UMA PESSOA : -RAMIRO LADEIRO MONTEIRO.
ACHANDO QUE EU SERIA A PRIMEIRA PESSOA A FREQUENTAR O SEMINÁRIO, PROCUREI ACOMPANHAR, QUEM SERIA ESSA OUTRA E QUAL SERIA SEU PARADEIRO E O CAMINHO QUE SEGUIU ... TALVEZ PUDESSE FAZER PARTE DAQUELAS REFERÊNCIAS , QUE MARCAM PRINCIPALMENTE OS JOVENS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCENCIA PARA O SEU FUTURO.
EM 1974 ESTAVA EU NO SEMINÁRIO ,QUANDO UM GOLPE DE ESTADO ENCETADO PELOS " CAPITÃES DE ABRIL" DAVA FIM A UMA DITADURA DE APROXIMADAMENTE 50 ANOS . ...
É A PARTIR DAÍ, QUE COMEÇA A SURGIR UMA PERSONALIDADE QUE COM O PASSAR DO TEMPO, COMEÇA A DESTACAR-SE E A FAZER ALGO QUE JAMAIS ALGUÉM PENSASSE QUE PUDESSE FAZER PELOS JOVENS DA MIUZELA: - DR RAMIRO LADEIRO MONTEIRO - .
EM NOVEMBRO DE 1978 (COM 18 ANOS) E COM O ANTIGO SÉTIMO ANO FEITO, DEIXO EU A MIUZELA RUMO AO BRASIL,TAL A ESCASSEZ DE OPORTUNIDADES COM AS QUAIS ME DEPARAVA, NÃO SÓ EU , COMO TAMBÉM TODOS OS JOVENS COM OS QUAIS CONVIVIA, ... IMAGINEM QUE ESSA FOI A ÉPOCA QUE MAIS GENTE HAVIA NA MIUZELA . ... MAS, E O NOSSO FUTURO ?
É AÍ QUE COMEÇA O DESABROCHAR DA ESTRELA DO DR RAMIRO ,TAL COMO A MIUZELA O CHAMAVA.
PERGUNTO : EXISTE ALGUM JOVEM DA MIUZELA A PARTIR DESSA ÉPOCA QUE DIRETA OU INDIRETAMENTE NÃO ESTIVESSE LIGADO AO DR RAMIRO ? SOU CAPAZ DE RESPONDER QUE ... NENHUM .
MUITA GENTE SE PERGUNTA, MAS A OBRA DELE NÃO APARECE !
VOU CONTAR UM EPISÓDIO ,QUE ACONTECEU COMIGO DURANTE UMA PASSAGEM PELA POLÍCIA ALFANDEGÁRIA NO AEROPORTO DE LISBOA, QUANDO UM POLÍCIA ME PERGUNTA : VOCÊ É DA TERRA DO LADEIRO MONTEIRO ? -SOU ! VOCÊ SABE QUEM É O LADEIRO MONTEIRO ? - SEI ! É AMIGO DO MEU PAI . ENTÃO ESTÁ BEM ! ( ... ) .
- ERA AMIGO DE TODA A GENTE !
EU DIGO QUE, CADA VEZ QUE VOU À MIUZELA E VEJO OS MEUS AMIGOS DE JUVENTUDE , ENXERGO EM CADA UM DELES O DEDO DESSA ILUSTRE FIGURA QUE NA MINHA OPINIÃO, NUNCA NINGUÉM JAMAIS EM TEMPO ALGUM ,HOUVERA FEITO PELOS JOVENS DA MIUZELA AQUILO QUE O DR RAMIRO FEZ.
EM NOME DE TODOS E DE TODAS , AGRADEÇO PUBLICAMENTE A ESSA PESSOA, QUE ESTEJA ONDE ESTIVER, A MIUZELA RENDER-LHE-Á ETERNA GRATIDÃO.
OBRIGADO DR RAMIRO
ATÉ SEMPRE

HORÁCIO EUGÉNIO DO CARMO GONÇALVES
e-mail- tihoracio@uol.com.br

2 Comentários:

Blogger Carlos Esperança disse...

Deixo aqui à Maria Amélia o meu abraço de sentidos pêsames.

É a última dos filhos da prima Celeste, uma esforçada mulher que os criou com a coragem e força de trabalho de que só uma mãe é capaz.

Primeiro foi o Claudino, na juventude, morto na guerra colonial. Agora foi o Ramiro. A família vai perdendo os mais velhos e sentindo a sua falta.

1:12 da tarde

 
Anonymous Anónimo disse...

miuzela mais triste, quando perde mais uma referência.

antonio roque r Anselmo

5:50 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial