...com alma, com gentes, com sabores, com sensações, com saudades...

quarta-feira, maio 07, 2008

PRÉMIO PROFESSOR DOUTOR JOSÉ PINTO PEIXOTO

ENSINO BÁSICO - 1 º CICLO

2007-2008



A Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto deliberou voltar a atribuir no corrente ano lectivo o “Prémio Ensino Básico – 1 º Ciclo”.

Nos anos anteriores, o prémio foi sistematicamente ganho por alunos que frequentavam a Escola da Miuzela. Sem prejuízo do interesse que nos merecem os alunos desta escola, decidiu-se insistir no alargamento do concurso a todos os jovens naturais ou descendentes de naturais da Miuzela, que frequentem o 4 º ano do ensino básico em qualquer outra escola, do país ou do estrangeiro.

Pretendeu-se com esta alteração envolver no concurso o maior número dos filhos da comunidade Miuzelense, onde quer que vivam e estudem, incentivando-os a conhecerem melhor a «Terra e as Gentes da Miuzela», a sua história, cultura, património, tradições e valores, e promovendo simultaneamente o fortalecimento das suas ligações à comunidade onde têm as suas raízes. E muito gostaríamos que tal acontecesse.

Pede-se para isso aos pais que estimulem os seus filhos a concorrer e que os apoiem na elaboração do texto sobre os “Usos e Costumes da Miuzela”. Desta forma, fazendo pedagogia e promovendo o conhecimento da Terra e das sua Gentes, vamos lembrando a memória do ilustre Miuzelense que foi o Professor Doutor José Pinto Peixoto.

Transcreve-se, a seguir, o regulamento do concurso.


REGULAMENTO


1-A ASSOCIAÇÃO CASA DE CULTURA PROFESSOR DOUTOR JOSÉ PINTO PEIXOTO, com sede em Miuzela, concelho de Almeida, para homenagear a memória do seu patrono, entre outras iniciativas, decidiu instituir a atribuição anual de um prémio, denominado “PRÉMIO PROFESSOR DOUTOR JOSÉ PINTO PEIXOTO – ENSINO BÁSICO - 1 º CICLO”.

Honrando o Homem, o Professor e o Cientista, a Associação pretende também, através deste prémio, divulgar a terra, a figura, a vida e a obra do seu patrono e, desta forma, exercer uma acção pedagógica dirigida especialmente às gerações jovens.

2-Podem concorrer ao prémio os alunos que, no ano lectivo 2007 – 2008, frequentem o 4 º ano do ensino básico – 1 º ciclo na Escola da Miuzela, bem como aqueles que, sendo naturais ou descendentes de naturais da Miuzela, o frequentem em qualquer outra escola do país ou do estrangeiro.

O concurso é feito através de carta registada, enviada para a seguinte morada:

Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto

Prémio Ensino Básico – 1 º Ciclo

a/c Augusto José Monteiro Valente

Rua Infanta D. Maria, n º 446 – 6 º D

3030 – 331 Coimbra

3-O Prémio terá o valor global de 250, 00 € euros, distribuído por.

1 º Classificado: 125,00 euros.

2 º Classificado. 75,00 euros .

3 º Classificado: 50,00 euros.

4-Da candidatura deverão fazer parte os seguintes documentos:

4.1-Carta de candidatura, donde conste o nome do concorrente, endereço postal, número de telefone para contacto eventual e, no caso de ser aluno de escola fora da Miuzela, informação sobre as ligações familiares do concorrente a esta freguesia.

4.2- Documento passado pela escola respectiva, que comprove que o candidato frequenta o 4 º ano do ensino básico – 1 º ciclo, no ano lectivo 2007-2008.

4.3 - Texto manuscrito, com o máximo de 200 palavras, sobre o tema “Usos e Costumes da Miuzela”.

4.4- Fotocópia do Bilhete de Identidade do concorrente e, no caso de ser aluno de outra escola e não ser natural da Miuzela, dos seus ascendentes, de forma a comprovar a descendência de pessoa da Miuzela.

Parágrafo único: Serão consideradas nulas as candidaturas que não se façam acompanhar do documento mencionado neste número.

5- A data limite para a entrega das candidaturas é o dia 30 de Junho de 2008 (data de registo do correio).

6-Júri de apuramento dos concorrentes premiados.

6.1- Será constituído por:

  1. Dois membros da Comissão Instaladora da Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto, sendo um deles o Presidente da Comissão.

  2. Um elemento designado pelos familiares do Professor Doutor José Pinto Peixoto.

  3. Um elemento designado pela Direcção do Centro Social, Cultural e Desportivo Miuzelense.

  4. Um sócio da Associação, natural da Miuzela, designado por comum acordo dos elementos referidos nas alíneas anteriores.

6.2-No caso da falta de algum dos elementos referidos nas alíneas b) ou c) do número anterior, o mesmo será substituído por outro sócio da associação, natural da Miuzela, designado por comum acordo dos elementos restantes.

6.3-O júri funcionará sempre com 5 elementos, que escolherão o presidente entre os seus membros.

6.4- Da reunião do júri será lavrada acta.

7-Atribuição do prémio

7.1- O júri atribuirá os prémios aos concorrentes por avaliação qualitativa dos textos recebidos.

7.2- As decisões do júri deverão ser subscritas por, no mínimo, 4 dos seus elementos.

7.3 -Das decisões do júri não cabe recurso.

8-A decisão do júri deverá ser conhecida até ao dia 10 de Agosto de 2008.

9-A entrega do prémio deverá ter lugar na Miuzela, durante a “Sessão de Verão” a realizar no mês de Agosto de 2008.

10-A documentação do concurso será destruída no mesmo dia da atribuição do prémio, na presença de, pelo menos, dois elementos da Associação, sendo tal facto registado em acta.

11-Divulgação do prémio

11.1-O prémio será divulgado localmente, através do Jornal e Blogue “Miuzela Arriba”, do “site” da Associação www.associacaoprofesorjpintopeixoto.org e, eventualmente, de outros “sites” relacionados com a Miuzela.

12- Bibliogarfia de apoio:

- José Pinto Peixoto: “Miuzela – A Terra e as Gentes”, edição do autor, Lisboa, 1996.

- José Afonso Brardo:” Miuzela do Côa – Memórias para uma Monografia”.

- José Pereira da Silva: “Miuzela do Côa – Memórias e Factos”, Casa Véritas, Editora Lda, Guarda, 2002.

- Outras publicações de autores da Miuzela.

- Artigos publicados no “Miuzela Arriba” e “Praça Alta”.














0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial